segunda-feira, 24 de maio de 2010

Comunidades rurais recebem 32 bibliotecas do Projeto Arca das Letras


O Programa Arca das Letras começou na segunda-feira (24) a entrega de 32 bibliotecas rurais para 15 municípios mineiros, e conta com oficinas para capacitação de agentes de leituras, incluindo técnicas de incentivo à leitura e cuidados com as bibliotecas rurais

Começou na segunda-feira (24) a entrega de 32 bibliotecas rurais para 15 municípios mineiros. A ação faz parte do Programa Arca das Letras, em caravanas que vão até o dia 27, e conta com oficinas para capacitação de agentes de leituras, incluindo técnicas de incentivo à leitura e cuidados com as bibliotecas rurais. Os agentes são moradores escolhidos pelas próprias comunidades em reuniões de consulta comunitária. Eles são voluntários e ficam responsáveis pela biblioteca rural, instaladas na casa de um morador ou na sede de uma associação, pela organização de campanhas locais para ampliação do acervo, pelo incentivo à leitura e dinamização cultural da comunidade. 

Os moradores do campo indicam temas para formação dos acervos, contendo obras de literatura infantil, saúde, agricultura, meio ambiente e livros didáticos para pesquisa escolar. O Programa é iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário. 

Arca das Letras em MG

Minas Gerais é o quarto estado brasileiro com o maior número de bibliotecas do Programa Arca das Letras implantadas. São 590 bibliotecas rurais que atendem a mais de 60 mil famílias. Quase 1.200 agentes de leitura fazem circular os mais de 130 mil livros disponíveis nas bibliotecas rurais.

Os últimos municípios a receberem as bibliotecas são as cidades de Água Boa, Angelândia, Botumirim, Capelinha, Cristália, Diamantina, Francisco Sá, Grão Mogol, Itacambira, Itamarandiba, Janaúba, José Gonçalves de Minas, Leme do Prado, Montes Claros e Turmalina.

Arca das Letras no Brasil

Beneficiando mais de 805 mil famílias do campo, o programa Arca das Letras implantou 7.460 bibliotecas rurais em todo o País, com dois milhões de livros distribuídos. A administração das bibliotecas é feita por mais de 15 mil agentes de leitura, que contribuem para melhorar os índices educacionais de suas comunidades e valorizar a cultura no meio rural.

Fonte: Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.