sexta-feira, 28 de maio de 2010

Guia online de hotéis já pode ser consultado por deficientes visuais



Pessoas com baixa visão ou cegas poderão acessar todo o conteúdo online de hospedagens do País a partir desta quinta-feira (27). O Portal de Hospedagem (www.portaldehospedagem.com.br) foi lançado no 5º Salão de Turismo. 

De acordo com dados do último censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o País possui cerca de 8 milhões de cegos e pouquíssimos sites adaptados para esse grupo de deficientes. O Portal de Hospedagem será o primeiro site de buscas de hospedagem no Brasil a tornar-se 100% acessível para pessoas com baixa visão ou cegas. 

Carlos Jacobino Lima, responsável pela área técnica da empresa que trabalhou no Portal de Hospedagem explica que foi feita uma adaptação em todo o conteúdo do site. “Por meio de uma ferramenta de estruturação de código que utilizamos, o Portal de Hospedagem vai permitir que leitores de tela desenvolvidos para deficientes visuais realizem a varredura e interpretem o conteúdo. Lembrando que quando falamos em acessibilidade temos que incluir as pessoas com baixa visão e esta ferramenta permite o aumento de fonte e a aplicação de contraste de cores”, afirma. 

Dessa forma, quem utilizar um sistema operacional de leitura de dados como, por exemplo, o DOS Vox (desenvolvido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e disponível para download gratuitamente na internet) poderá ter acesso a todo o conteúdo do Portal de Hospedagem, um serviço que é estendido aos 5.400 meios de hospedagem cadastrados gratuitamente no site. 

Números do Portal - O Portal de Hospedagem possui cerca de 5.400 meios de hospedagem cadastrados, que vão desde simples pousadas a sofisticados resorts, em 944 destinos do País e, já obteve mais de 7 milhões de acessos desde janeiro de 2008.

Fonte: Ministério do Turismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.