quinta-feira, 27 de maio de 2010

Concluída a Lista de Espécies da Flora do Brasil

Está disponível a versão online da Lista de Espécies da Flora do Brasil. Trata-se do maior compilado sobre o tema já realizado no País. O trabalho é fruto de um acordo assumido pelo Brasil na Convenção sobre a Diversidade Biológica (CDB). Dentre os compromissos firmados está a execução da Estratégia Global para a Conservação de Plantas (GSPC). A elaboração de uma "lista funcional amplamente acessível das espécies conhecidas de plantas de cada país, como um passo para a elaboração de uma lista completa da flora mundial" é a primeira das 16 metas estabelicadas. 

A lista exibe 41,1 mil espécies da flora brasileira, sendo 3,6 mil de Fungos, 3,5 mil de Algas, 1,5 mil de Briófitas, 1,7 mil de Pteridófitas, 23 de Gimnospermas e 31,2 mil de Angiospermas. Apesar da imensa diversidade florística do País, a única compilação desse porte datava do período entre 1846 e 1906, quando von Martius, Eichler & Urban editaram a Flora brasiliensis, com 22,7 mil espécies.  

Os trabalhos para elaboração da lista tiveram início em setembro de 2008. A equipe responsável pelo trabalho envolveu aproximadamente 400 taxonomistas brasileiros e estrangeiros. Os taxonomistas trabalharam em uma base de dados única. A intenção dos organizadores é que a lista seja dinâmica e atualizada periodicamente para incluir novas espécies e mudanças taxonômicas ao longo do tempo. 

O Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ) foi designado pelo Ministério do Meio Ambiente para coordenar, por intermédio do Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora), o trabalho de elaboração da Lista, que está disponível em: http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2010/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.