quinta-feira, 27 de maio de 2010

Percentual de servidores públicos no Brasil é pequeno em comparação com países da América Latina

Entre 16 países latinoamericanos, o Brasil só tem mais servidores públicos que Bolívia, Equador e Colômbia

A conclusão de que o percentual de funcionários públicos no Brasil é considerado baixo até mesmo quando comparado com países latinoamericanos, divulgado em relatório pela Organização para a Cooperação do Desenvolvimento Econômico (OCDE), encontra apoio em estudos do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA). 

O Instituto pesquisou 16 países latinoamericanos, que têm situação histórica e renda por habitante semelhantes à brasileira. O resultado foi divulgado ano passado, no 19º Comunicado da Presidência do Ipea, intitulado “Emprego Público no Brasil: Comparação Internacional e Evolução Recente”. 

Em sete deles, o peso do emprego público é maior do que no Brasil (Panamá, Costa Rica, Venezuela, Uruguai, Argentina, Paraguai e República Dominicana). Somente em países muito pobres do continente, como Bolívia, Equador e Colômbia, o peso do emprego público é menor (veja quadro).

De acordo com o IPEA, pode-se afirmar que os dados da comparação internacional revelam que a participação do emprego público no Brasil é pequena. Tanto na comparação com a América Latina quanto com as 31 nações mais desenvolvidas do mundo. 

Enquanto que nos países desenvolvidos a força de trabalho pública representa de cerca 22% do total de empregos e na América Latina gira em torno de 12 e 13%. No Brasil, esse número cai para 10 e 11%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.