terça-feira, 19 de outubro de 2010

Apex é eleita melhor agência do mundo



A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) foi eleita a melhor agência de promoção comercial do mundo entre os países em desenvolvimento. O prêmio TPO Network Awards, concedido pelo International Trade Centre (ITC), foi recebido na última semana, na cidade do México, pelo diretor de Negócios da entidade, Maurício Borges. O ITC é a agência da Organização das Nações Unidas (ONU) responsável por ajudar países a alcançar o desenvolvimento humano por meio das exportações.

O prêmio foi concedido à agência brasileira devido ao Programa Extensão Industrial Exportadora (PEIEX), que capacita 5,3 mil micros, pequenas e médias empresas para a exportação e que vem obtendo importantes resultados.

O projeto consiste em disponibilizar para empresas, por meio de parcerias com universidades e com institutos de pesquisa, o trabalho de especialistas, que diagnosticam os principais problemas da empresa e sugerem medidas para que ela possa realizar exportações de modo mais eficiente.

“Esse prêmio é resultado do esforço de todos que trabalham na agência. Ele mostra o esforço que a agência tem feito para oferecer serviços adequados às necessidades das empresas brasileiras no processo de exportação. E o PEIEX sendo premiado hoje é um coroamento desse empenho”, declarou Borges, de acordo com nota da Apex.

Na primeira etapa de seleção do prêmio a Apex concorreu com 11 países. Já na fase final, a agência brasileira superou organizações de Omã, Emirados Árabes Unidos, Malásia e Armênia. Segundo informações da Apex, a diretora-executiva do ITC, Patricia Francis, afirmou que agência mereceu a premiação "por ter apresentado um programa único de capacitação de pequenas e médias empresas para a exportação, que lhes dá competitividade e as leva à internacionalização".

Para a escolha do ganhador do prêmio, o ITC avaliou projetos que contribuíram para fortalecer a competitividade de empresas exportadoras ou que fizeram uma mudança significativa e positiva para que se alcançasse esse objetivo. A premiação contemplava ainda duas outras categorias: países desenvolvidos, que teve como ganhadora a agência do Reino Unido (UKTI); e pequenas ilhas em desenvolvimento, na qual foi vencedora a Entreprise Mauritius, das Ilhas Maurício.

Ainda segundo a nota da Apex, Patricia Francis destacou que a categoria países em desenvolvimento era a mais competitiva. “Por isso, a Apex deve se sentir orgulhosa do que conquistou. O trabalho da Apex está totalmente voltado para atender as necessidades de seus clientes. A agência desenvolveu, inclusive, uma metodologia sofisticada para medir o impacto de suas ações na vida das empresas que apoia”.

O prêmio TPO Network Awards é concedido a cada dois anos durante a Conferência Mundial da Rede de Organizações de Promoção Comercial, que reúne agências de 60 países. O júri do prêmio é formado por especialistas do ITC e por agências que foram vencedoras do prêmio em edições anteriores. Essa é a primeira vez que o Brasil conquista a premiação.

Fonte: Agência de Notícias Brasil-Árabe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.