domingo, 17 de outubro de 2010

Ato em São Paulo lança a Semana Nacional da Comunicação

As lutas em defesa do diploma e da democratização da comunicação foram reafirmadas no 34º Congresso Nacional dos Jornalistas, realizado em agosto, em Porto Alegre, como essenciais na defesa do Jornalismo como um bem público fundamental para se avançar na democratização no Brasil. Nesta perspectiva, a FENAJ e os Sindicatos de Jornalistas preparam a Semana da Comunicação, de 18 a 23 de outubro, com o tema “Conselho Nacional de Comunicação e Diploma para jornalista: regulamentações necessárias à democracia”. O ato de lançamento nacional das atividades ocorre nesta sexta-feira, em São Paulo.

Nesta Semana Nacional da Comunicação, os jornalistas brasileiros lutam pelo cumprimento das deliberações da 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), especialmente a implementação do Conselho Nacional de Comunicação e a imediata aprovação, pelo Congresso Nacional, das propostas de emenda constitucional (PEC) que restabelecem a exigência do diploma para o exercício do Jornalismo.

A Executiva da FENAJ participa nesta sexta-feira, às 19 horas, do ato de lançamento da Semana Nacional de Comunicação, no auditório da Afubesp, em São Paulo. Os dirigentes sindicais da categoria permanecem na capital paulista durante o final de semana, onde discutirão estratégias para buscar a aprovação das PECs dos Jornalistas em primeiro turno na Câmara e no Senado ainda neste ano.

Já aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ), tramita substitutivo do senador Inácio Arruda (PC do B-CE) à PEC 33/09, do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE). O substitutivo está incluído na pauta de prioridades para votação em plenário. A perspectiva, porém, é de que só haverá quorum para votação após a realização do 2º turno das eleições 2010. As entidades sindicais dos jornalistas prosseguem buscando a ampliação de apoios pela aprovação da PEC.

Atividades nos Estados
Em Pernambuco, o Sindicato dos Jornalistas promoveu já nesta quinta-feira (14/10) um ato em favor do diploma em frente ao Diário de Pernambuco e outro na frente da TV Jornal. A iniciativa mobilizou a categoria diante da intransigência dos patrões que, mais uma vez, desrespeitaram os trabalhadores e não compareceram à audiência na Superintendência Regional do Trabalho, agendada para o dia anterior, para debater a pauta de reivindicações dos jornalistas. Em Pernambuco, os patrões insistem em retirar do acordo a cláusula que garante apenas a contratação de pessoas formadas em Jornalismo para trabalhar nas redações.

O Sindicato do Ceará realiza café da manhã, no dia 18/10, com a bancada cearense no Congresso Nacional, Assembleia Legislativa e Câmara Municipal de Fortaleza, além dos diretores da entidade e coordenadores dos cursos de Jornalismo. Já estão confirmadas presenças como as do senador eleito pelo PT José Pimentel e do senador Inácio Arruda (PC do B), relator da PEC no Senado, além dos deputados federais Eudes Xavier (PT) e Mauro Benevides (PMDB), que é jornalista. O evento será às 8 horas, na sede do Sindicato.

De 18 a 21 de outubro, na Universidade Federal do Espírito Santo, haverá a 5ª Semana pela Democratização da Comunicação, com debates sobre o papel da comunicação e a disputa pelos rumos da sociedade. A programação, disponível no site do Sindicato dos Jornalistas, contará com debates, oficinas, atrações culturais, lançamento de livro e mostra de vídeo.

O Sindicato dos Jornalistas de Alagoas promove no dia 18 de outubro, às 19 horas, no auditório do Sindicato dos Bancários (Centro de Maceió), seminário com o tema "Conselho Nacional de Comunicação e Diploma para jornalista – Regulamentações necessárias para a Democracia". O evento contará com a participação de parlamentares, coordenadores de cursos de Jornalismo, governo, estudantes e entidades que participaram da mobilização da Confecom. E no dia 21, o Sindicato entrega a Carta Compromisso com as deliberações da 1ª Confecom aos candidatos Teotônio Vilela Filho (PSDB) e Ronaldo Lessa (PDT), que disputam o 2º turno ao governo do Estado.

Em Santa Catarina, a programação começa dia 19, às 11 horas, com coleta de assinaturas no abaixo-assinado contra o oligopólio de mídia do Grupo RBS, no Centro de Florianópolis. No dia 21, às 19 horas, no curso de Jornalismo da Estácio de Sá, haverá debate com os estudantes sobre a luta pela obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão e, no mesmo horário, mobilização na Unisul – Pedra Branca, em conjunto com Enecos-Sul e Centro Acadêmico. Já no dia 26, haverá visitas a locais de trabalho durante todo o dia em Joinville e debate no Ielusc às 19 horas. E no dia 27, além de visitas em locais de trabalho, estão programadas entrevistas a veículos de comunicação.

Os Sindicatos dos Jornalistas de Londrina, Rio Grande do Sul, Paraná, Município do Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Pará e Piauí também preparam atividades para a Semana da Comunicação, mas as agendas ainda não estavam confirmadas até o fechamento desta edição do Boletim da FENAJ.

Fonte: FENAJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e poste o seu comentário e logo abaixo, o seu e-mail para um possível retorno.